25 de março de 2019

Projeto Olhares conclui a etapa de Afonso Cláudio - ES



Projeto Olhares – Cultura e Meio Ambiente,

em Afonso Cláudio/ES.

- Resultados - 

 “Mais do que gerar respostas, almejamos promover questionamentos, ação que toda boa arte traz vinculada a si mesma”.



Entre os dias 18 a 22 de março de 2019, durante uma semana de inúmeras vivências e diálogos a partir do encontro de olhares e o compartilhamento coletivo de percepções e aprendizados mútuos. Vivenciados a partir da realização de uma Palestra sobre Educação Ambiental e das Oficinas de Animação; de Cineclube e de Documentário


Projeto Olhares concluiu a sua etapa no município de Afonso Cláudio, na noite do dia 23 de março, neste último sábado, com a realização de uma sessão do Cineclube Eco Social junto com o Cineclube Lagoa, oportunizando ao público o acesso a programação diversificada com apresentações culturais, círculos de diálogos e falas, apresentação de filmes e dos resultados das oficinas realizadas pelo projeto.

Projeto Olhares é realizado pelo Cineclube Eco Social, e neste 2019, recebeu a importante parceria do Instituto Manguerê, que integra ao projeto como realizador junto com o cineclube. Em 2019, o projeto é desenvolvido por meio do Edital 013/2018 de Educação Patrimonial, do Fundo de Estado da Cultura do Espírito Santo.
Recebendo o apoio institucional do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e da Federação Internacional de Cineclubes.

Em Afonso Cláudio, destaque-se o apoio local, da Associação Diacônica Luterana (ADL), que abrigou as atividades e oficinas. A entidade de caráter social e educacional, é localizada no Distrito de Serra Pelada, a 17 km da sede do município, formada em grande parte, por uma população de origem pomerana e alemã.

ADL desenvolve um importante trabalho de formação social com qualidade reconhecida no Espírito Santo, no Brasil e no plano internacional. A instituição acolhe alunos e alunas, de várias localidades do estado e do âmbito nacional e internacional, oferecendo a diversas formações com ênfase na pedagogia da alternância, além de difundir princípios e valores com base na cidadania, no social, no valor humanitário, preparando aos adolescentes e jovens para se tornarem futuras lideranças nos espaços que vierem a ocupar em nossa sociedade. 

Através da ADL, o Projeto Olhares, alcançou a um amplo público, de adolescentes e jovens, vindos de diversos outros municípios capixabas, de outros Estados Brasileiros e do plano internacional, com participação de duas alunas naturais da Alemanha, que neste ano, participam de um intercâmbio internacional, com a ADL.

Na noite de encerramento, foi apresentado aos filmes realizados pelos alunos e alunas que participaram anteriormente, das Oficinas de Animação e de Documentário. Resultando neste momento final, a interação e compartilhamento dos conhecimentos adquiridos, a partilha de percepções e das experiências a partir da observação e diálogo por meio da arte e do audiovisual, como metodologias de observação e do olhar ao meio ambiente. A programação ainda possibilitou a interação do cinema e outras linguagens artísticas, como a música e a poesia.

As apresentações comoveram a todos e todas, gerando emoção entre os presentes, seja através das falas e diálogos, ou entre os olhares e percepções, e especialmente, por meio das apresentações culturais produzidas pelos próprios alunos e alunas da ADL.

O que nos proporcionou experimentar sentimentos de esperança e a convicção de que valeu a pena acreditar, vale a pena continuar lutando, resistindo, realizando e sonhando.

A abertura da noite foi agraciada com a apresentação do Grupo de Trombone da ADL, formado por adolescentes e jovens, residentes da instituição, com a Orientação do Educador Social Rafael Pagung.


Após o Educador Social e Coordenador do Núcleo de Audiovisual Lagoa, Alex Reblim, abriu os momentos de falas e agradecimentos. Quando foi convidado a frente o Sr. Luciano Ventorim, que representou a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, e integra a equipe técnica da Gerência de Patrimônio da SECULT.


Seguindo a programação, houve uma linda apresentação musical, realizadas pelas alunas (ADL), Raquel Lagasse (voz e violão) e Sara G. Siring (flauta), interpretaram a música “Planeta Azul” (Chitãozinho e Chororó).


Encerrando a este primeiro momento, participou das falas, o Produtor Executivo do Projeto Olhares e Coordenador do Cineclube Eco Social, Luciano Guimarães. Que iniciou agradecendo a ADL e ao seu corpo pedagógico e demais funcionários, aos alunos e alunas, aos orientadores das oficinas e a cada uma das apresentações culturais da noite.


Desde a minha infância e os primeiros anos na escola, eu sempre ouvi que as crianças, adolescentes e jovens, eram uma esperança para o futuro. Mas gostaria de dizer aqui, que vocês (alunos e alunas) são na verdade, a chama de esperança de nosso presente. Pois o futuro dependerá, do que é o presente e o agora. Sem o presente não há futuro.
Então, quero dizer a vocês, que não desistam, insistam! Sejam o nosso agora! O presente depende de vocês, e de todos nós.
Estes dias de convivência com vocês e nesta noite, cada momento e diálogo, cada apresentação, tocaram a nossa emoção, movimentaram os sentimentos, e nos preenche da certeza de que valeu a pena a caminha até aqui, e que valerá continuar a caminhar e a acreditar que é possível vivermos em um mundo melhor, mais humano e com mais amor e respeito ao próximo. – expressou Luciano.

Em seguida, Luciano, recitou ao poema de sua autoria, “Estradas Pomeranas”, que é dedicado a Associação Diacônica Luterana e a comunidade de Serra Pelada. Finalizando com a declamação dos versos da música “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento.

O aluno Bruno Kriger Neitzel e a aluna Ranielia Gonçalves Pereira relaram ao público as suas experiências e percepções adquiridas ao participarem Oficina de Animação, e agradeceram a toda equipe e orientadores do projeto.



Segundo o Animador e Orientador da Oficina de Animação Bruno Cabús, a vivência com os egressos da ADL e com a comunidade local, foi muito especial. Ficou clara a satisfação de todos em participar das atividades, seja no momento em que descobriram “os segredos” do cinema de animação, seja na confecção dos personagens e elementos de cena, como no momento da animação/manipulação e captura de imagens. A instituição ADL estimula a criatividade de todos e isso ficou refletido no resultado da oficina: um pequeno filme cheio de arte, com figuras muito bem desenhadas e modeladas, e que, retrata a valorização do patrimônio natural e cultural, presente na comunidade de Serra Pelada, Afonso Cláudio.

Fechando a noite, foram exibidos foram exibidos os filmes realizados pelos alunos e alunas (ADL), durante as oficinas, um filme de gênero documental e outro de animação. Ambos produtos, abordam o patrimônio natural e fomentam o aprendizado através de novas formas de observação e diálogo com o meio ambiente e com a cultura.

A Oficina de Animação teve a orientação do biólogo e educador “Bruno Cabus”, e a Oficina de Documentário foi orientada pelo cineasta capixaba, Ricardo Salles Sá.

A última apresentação da noite foi a exibição do filme de brasileiro “Uma História de Amor e Fúria”, um longa de animação e de gênero ficção científica, dirigido por Luiz Bolognesi

O enredo conta a história de um homem que está vivo há 600 anos no Brasil. O protagonista passa por momentos marcantes da história do país, desde os conflitos indígenas na época da chegada dos europeus, passando pela Balaiada, no Maranhão, pela ditadura militar e a guerra pela água num futuro não tão distante em 2096.

Projeto Olhares – Cultura e Meio Ambiente, manifesta o sentimento de gratidão a toda equipe e orientadores, e um agradecimento especial, a Associação Diacônica Luterana e todo seu corpo de alunos, alunas, funcionários, equipe pedagógica, pelo apoio e acolhimento das atividades do projeto, e pelos ricos momentos de aprendizado e partilha que o espaço e seus participantes propiciaram ao projeto e equipe.

Esperamos em breve, retornar ao município de Afonso Cláudio, com novas propostas e atividades. Certos, de que o encontro com cada olhar, o compartilhamento e aprendizado entre diversos olhares, resultaram em novas experiências e vivências, gerando em todos e todas, em nós, inúmeras transformações e aprendizados.


  Projeto Olhares- Cultura e Meio Ambiente
Cineclube Eco Social
Instituto Manguerê

"Aprender a pensa é descobrir o olhar." (Márcia Tuburi)

  
Contato:


Redes e Canais:










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estimado (a), leitor ou leitora, expressamos o quanto a sua participação é importante para o nosso olhar e aprendizado. Pedimos gentilmente que possas seguir ao blog compartilhar o seu link em suas redes, colaborando coletivamente com o desenvolvimento do Projeto Olhares. Desde já, nossa gratidão....