18 de fevereiro de 2019

O Projeto Olhares chega ao município de Afonso Cláudio - ES



OLHARES - CULTURA E MEIO AMBIENTE
Em Afonso Cláudio - ES.


A cidade bela e receptiva cidade de Afonso Cláudio, é conhecida como capital das cachoeiras, por possuir lindas cachoeiras, além de belas e alterosas montanhas, que insere ao município, como um dos importantes pontos turísticos do Estado do Espírito Santo.

O município integra a Região Serrana do Espírito Santo, estando localizado a  147 km da capital, Vitória, Espírito Santo.

Destaca-se a hospitalidade e carisma de sua população, composta por uma rica diversidade étnica, de origem italiana, alemã, pomerana e afro e indígena. O Município possui um relevo ondulado e em sua maior área é montanhoso. Com vales em torno de suas mais altas montanhas e áreas planas ao contorno dos rios. O seu pico mais alto é a Pedra dos Três Pontões.

Além destas belezas naturais e geográficas, o município abriga um grande polo de desenvolvimento cultural, que vai desde culturas populares e tradicionais, a capoeira, o teatro, o cineclube, e também diversos músicos e artistas locais.

Entre os diversos movimentos e organizações sociais e educacionais, presentes no município, destacamos ao qualificado trabalho de formação social e educação cidadã, realizado pela Associação Diacônica Luterana, sediada no Distrito de Serra Pelada, tendo a entidade, o reconhecimento de seu trabalho em âmbito nacional e internacional.

A ADL, recebe alunos de diversas regiões do Espírito Santo e de outros Estados Brasileiros, oferecendo aos alunos uma formação diferenciada, com princípios de cidadania e humanidade.

A ADL é parceira local, do Projeto Olhares – Cultura e Meio Ambiente, realizado pelo Cineclube Eco Social e Instituto Manguerê, com recursos do Edital 013/2018 de Educação Patrimonial do Fundo de Estado da Cultura do Espírito Santo.

O Olhares, se propõe a circular ações de formação social e cultural, em localidades entorno de Patrimônios Naturais do Espírito Santo, circulando oficinas culturais que se apropriam do recurso audiovisual como ferramenta lúdica de observação e olhar, dialogando com o meio ambiente e patrimônios naturais presentes ou em volta das comunidades propostas pelo projeto. Incentivando ao público local, experimentar novas formas de olhar e perceber ao meio ambiente e as suas relações interpessoais e comunitárias, nos diversos espaços em que eles ocupam e atuam, diretamente ou indiretamente.

Neste mês de março, entre os dias 18 a 23, de segunda até sábado, na sede da ADL, no Distrito de Serra Pelada, a comunidade local, receberá as Oficinas de Animação; Documentário; Cineclube e Educação Ambiental, promovida pelo Projeto Olhares.

As oficinas além de oportunizar ao aprendizado e novas experiências, irão gerar a produção de conteúdos locais, com a realização de dois filmes resultantes das oficinas de animação e documentário.

Em especial, as crianças e adolescentes, poderão se divertir e ao mesmo tempo, adquirir novos aprendizados, através de técnicas de produção audiovisual oferecidas pelas atividades.

As inscrições poderão ser realizadas, on line:

Ou pessoal, na Sede da ADL , no Distrito de Serra Pelada, Afonso Cláudio – ES, procurar ao Educador Alex Reblim

Maiores informações pelo e-mail: producaoolharesolhares@gmail.com

PROGRAMAÇÃO:

18 de março – segunda feira - ADL

Manhã – Horário: 08h às 11:15h
·         Palestra Educação Ambiental e Cineclube (Filmes)
·         Apresentação do Projeto e das Oficinas.
Noite – Horário: 19:30 às 21h
·         Oficinas de Animação, Documentário e Cineclube

19 a 22 de março – terça feira a sexta feira – ADL

Manhã –
Horário: 08h às 11:00 hs
Oficinas Animação, Documentário e Cineclube
Horário: 19:30 às 20:30 hs
Oficinas Animação, Documentário e Cineclube

23 de março – sábado – ADL
Horário: 19:30 horas
Encerramento
Apresentação de Resultados
Cineclube Exibição.








Página Rede Social: https://www.facebook.com/olharesolhares/

E-mail: producaoolharesolhares@gmail.com